sexta-feira, 17 de junho de 2011

Criação do Conselho de Zootecnia.

17-06-2011
Comissão de Trabalho da Câmara aprova criação dos conselhos de Zootecnia
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (15) 
proposta que autoriza o governo a criar os conselhos federal e regionais de Zootecnia.
Aprovado em agosto de 2007 pela Câmara, o Projeto de Lei 1372/03, do ex-deputado 

Max Rosenmann, retornou à Casa por ter sido alterado no Senado. Em sua versão original, 
o texto determinava a criação dos conselhos. Com as mudanças feitas pelos senadores, 
a proposta agora passa a ser autorizativa, permitindo ao Poder Executivo a instalação 
desses órgãos. A relatora, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), recomendou a aprovação.
Atualmente, os zootecnistas têm de registrar-se nos Conselhos Federal e 
Regionais de Medicina Veterinária. No entanto, salienta a relatora, esses órgãos respondem 
com limitações aos anseios da Zootecnia como categoria profissional.
Andreia Zito ressalta ainda que, segundo estimativas, o Brasil tem hoje 

mais de 20 mil zootecnistas, e mais de três mil são graduados ao término de cada ano. 
“É uma força de trabalho que cresce significativamente em resposta à vocação do Brasil 
como País de imenso potencial agropecuário”, afirma.
Funcionamento
Os conselhos serão autarquias federais, com autonomia financeira e administrava, conforme o 

projeto. Caberá a eles orientar, disciplinar e fiscalizar o 
exercício profissional dos zootecnistas, assim como das empresas cuja atividade 
principal relaciona-se à área.
Para o exercício da profissão, os zootecnistas terão de registrar-se até 30 dias após a 

instalação dos conselhos regionais.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, agora será examinado pela Comissão de 

Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado, irá à sanção presidencial.
Fonte: Agência Câmara de Notícias (acessado em 17/06/2011)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ATA do Fórum dos Estudantes

Durante essa semana colocaremos aos poucos tudo que aconteceu durante o Zootec 2011. Começaremos pela ATA do Fórum, para que todos os estudantes possam ter acesso ao que foi discutido. 

VII FÓRUM DE ESTUDANTES DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES DO BRASIL
Aos vinte e quatro dias do mês de maio de 2011 realizou-se o VII Fórum de estudantes de zootecnia das universidades do Brasil, no centro de convenções Ruth Cardoso, localizado na cidade de Maceió, Alagoas. Fórum este realizado dentro do Zootec 2011 “Inovações tecnológicas e mercado consumidor”.
Inicialmente apresentaram-se os membros diretores da Federação dos Estudantes de Zootecnia do Brasil (FEZB) e em seguida falou-se sobre as ações feitas pela FEZB, principalmente no que diz respeito da divulgação de sua existência, nesse instante foi mostrado o BLOG da Federação, e também apontou-se os anseios que a instituição tem, frente aos grandes desafios. Questionou-se a ausência de centros acadêmicos nas universidades e quais são os entraves para a formalização legal dos mesmos. Ressaltou-se a importância da existência dos C.A’s, sendo que, é o C.A o primeiro órgão de defesa e apoio aos estudantes dentro da instituição de ensino superior, e que quanto maior for a quantidade de Centros Acadêmicos mais forte e atuante será a FEZ.
Posteriormente a apresentação da FEZB, concedeu-se espaço aos estudantes para fazerem  suas perguntas, reivindicações e solicitações. Esse momento foi de extrema importância, pois, assim pode-se tomar conhecimento sobre a realidade de cada situação  vivenciada pelos estudantes em suas respectivas instituições de ensino.
Em seguida, o presidente da organização do Zootec 2011, Prof. Fábio Luis Fregadolli apresentou-se e destacou a relevância deste espaço de discussões entre os estudantes e agradeceu a presença de todos.
Dando continuidade ao momento de discussões, o prof. João Albuquerque do centro de ciências agrárias (CECA)-UFAL, nos prestigiou com seu discurso, ele se lembrou dos gargalos que a zootecnia passou desde sua existência e que ainda enfrenta, porém, Prof. João Albuquerque demonstrou bastante interessado em contribuir para o crescimento e fortalecimento da FEZB. Prof. João também deu a idéia da formação de uma comissão formada por cada representante de estado para defender os interesses da classe estudantil de zootecnia, através uma reunião com as lideranças políticas em Brasília.
O fórum contou  com a participação do presidente da ABZ, Prof. Walter Motta Ferreira, aonde ele explanou as lutas e desafios atuais da zootecnia. Explicou-se cada detalhe e situação dos projetos de lei ,que é de muito interesse a todos os estudantes e profissionais de zootecnia, e que se encontram em diferentes fases de aprovações pelo congresso.
No período da tarde, Prof. Antonio Rodrigues da Silva da UFMT, contou-nos a sua valiosa experiência como uns dos militantes da zootecnia e aconselhou a FEZB e os estudantes, quais são as “bandeiras” de luta que devem erguidas para que encontramos o rumo certo para as diversas conquistas e vitórias.
Por fim, aplicou-se um questionário base aos estudantes para que eles relata-sem e apontassem as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia dentro de suas respectivas instituições. Contribuindo dessa forma para a identificação da realidade de cada universidade.

Encerrada as deliberações e debates apresentadas nesse fórum, está carta foi elaborada pela integrantes da FEZB e  é lida na assembléia final da Associação dos Zootecnistas do Brasil dentro da cerimonia de de encerramento do Zootec 2011.

Seguidores