domingo, 19 de dezembro de 2010

Teremos um dia inteiro no zootec

Boa iniciativa colocar no blog a discussão sobre o forum dos estudantes em Maceió, o que eu tenho como informação é que foi reservado um dia do Zootec para o Forum, justamente para que ocorra maior participação dos estudantes. Bom, partindo do princípio que será um dia, temos dois turnos, e temos que reservar um espaço em um dos turnos (manhã) para prestação de contas, informes e demais noticias da FEZB para o público, penso que seja necessário 1 a 2 horas no máximo. Se começarmos as atividades as 08:30hs até as 10:00hs repassamos o que temos. Aí sobra das 10:45hs (café de 15minutos) até as 12:00hs e a tarde das 13:30hs até 17:30hs com palestras.
 Agora, o que achas de palestras de 1 hora... e uam parada para o café da tarde de 15 minutos, lá pela 15:30hs e retorno as 15:45hs e ir até o fim. 
 Temos a possibilidade real então de ter 5-6 palestras durante o dia todo (1-2 de manha e 4 a tarde) é puxado ter tudo isso, mas é assim.
 Vamos propor 6 ou 7 temas para essas palestras.

1-Os desafios do Zootecnista na produção de proteína Animal para novas demandas mundiais. ( Quem sabe o Dr. Walter Motta prepara aquela palestra  de aplaudir de pé!)
2-Melhoramento genético na bovinocultura de corte: Qualidade vs Produtividade ? 
3- Modelos produtivos agroecologicos em diferentes agroecossitemas; conceitos gerais
4- Bem estar na produção animal; necessidade  para a produtividade animal. (Em homenagem as meninas prêmiadas pela WSPA)
5- Potencial do ambiente urbano para o profissional de zootecnia; Nichos de mercado e oportunidades...... aberto 
6-.................aberto
7-.................aberto

  Qualquer tema a mais pode ser incluído, quanto mais opções para a galera escolher melhor. São apenas meras sugestões.
  Também poderia incluir o site da wspa no final da postagem das Meninas premiadas,  " reportagem na íntegra pode ser conferida em : http://www.wspabrasil.org/latestnews/2010/Universitarios-de-Sergipe-vencem-o-Premio-WSPA-de-Bem-Estar-Animal-2010.aspx ", algo assim.



Diéri Ramella.

5 comentários:

  1. Opa acho abrangente o tema ate mesmo atual.

    Acho que devemos propor uma palestra de conciência estudantil, ou alguma palestra nessa linha de entidades estudantis.Não sei se cabe abordar o "futuro da zootecnia e perspectivas com a formação do conselho"
    mas deve ser um dia com temas diversificados assim, só penso que tá faltando um pouco essa parte política vejo que é nosso dever tbm como federação abordar . E como a Letícia abordou no post anterior não devemos perder aquela parte de discussões que tínhamos.

    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Devemos também tomar cuidado com essas palestras para as mesmas não serem abordadas também no congresso por isso penso que não deve ser algo tão especifico como a de bovinocultura,que tenho quase ceteza que será abordado no congresso.

    ResponderExcluir
  3. Legal pessoal, temos que discutir mesmo pra que o espaço da FEZB seja bem utilizado.

    O que eu acho mais importante é estimular a formação dos CENTROS ACADÊMICOS, pois eles que vão fazer a ponte entre a federação e os alunos das faculdades do nosso país. A federação só vai funcionar quando conseguirmos fortalecer a rede de comunicação entre as faculdades do país, isso fica bem simples com a formação dos C.A´s.
    Por isso acho necessária uma discussão expondo a importância dos mesmos e como fazer para montar e organizar um centro ou diretório acadêmico na faculdade.

    Letícia Guerra (Poca) UNESP - Ilha Solteira

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz sobre a abertura de um dia só para o fórum. Tava aí um dos maiores embargos da participação efetiva dos estudantes no Zootec, e achei um importantíssimo passo conseguirem isso. Espero mesmo que todos os anos seguintes isso possa se repitir. :)
    Quanto a programação, acho muito importante entrar no mérito político nas palestras. É importante darmos um destaque maior a essa questão dos centros acadêmicos, da situação que cada curso está passando, da influência da criação dos Conselhos Federal e Regional, sobre o nosso papel como profissionais, etc, e como complemento poderia ter sim palestras (só que mais abrangente, menos específico) como sugeridas pela colega Diéri, que inclusive gostaria de agradecer a consideração através da sugestão da palestra sobre bem-estar animal! (sou uma das integrantes da equipe vencedora ^^)

    Lembro que no Zootec de 2008 o fórum incluiu uma palestra do Coordenador do curso de Engenharia Zootécnica da Universidade de Traz-os-Montes e Alto Douro em Portugal(até hoje tenho o cartãozinho do palestrante, rsrrsrs), e foi uma ótima oportunidade para termos uma visão mais internacional do nosso curso. Claro que é mais complicado essa questão de um palestrante estrangeiro, mas só como uma sugestão, seria mt legal alguma palestra diferenciada como foi essa. Ele falou sobre as oportunidades de trabalho de um engenheiro Zootécnico, sobre a grade curricular do curso, sobre a estrutura da Universidade em Portugal, e possibilidade de convênios com Universidades brasileiras, foi bem iteressante.
    Seria mttttt legal mesmo a participação de Walter Motta como palestrante. Foi emocionante uma palestra que assisti dele em Maceió, numa reunião sobre o Projeto de Lei 2428/08 sobre a exclusão da alínia "c". Nos dá muito orgulho de ser Zootecnistas ao ouvir as palavras dele!
    Uma palestra também com o professor Benone da UFRPE, ex-presidente da ABZ, seria mt interessante.

    Dandara Félix
    Universidade Federal de Sergipe-UFS

    ResponderExcluir
  5. OLA COMPANHEIROS!!!

    Antes de qualquer coisa, desculpa pela ausência nas conversas aqui debatidas.
    Gostaria de passar aqui alguns experiências vividas nessas 5 edições ZOOTEC que participei, acho eu que colocar palestras sempre foi um equivoco que tivemos, acho que temos que pegar experiências como Movimento Estudantil, vi aqui varias palestras em temas de formação profissional tenho certeza que veremos isso durante o próprio Zootec ou em outra oportunidade nas nossas Universidades... Temos companheiros que fazer discursões políticas estudantil como: Formação de CA’Z, Cadastramento de CA´z já existentes (Letícia já tinha falado isso lá atraz), temos q fazer uma agitação nesse Zootec buscando torna a participação mais efetiva por parte dos estudantes no fórum (Leva um MEGAFONE para agitar e chamar a turma para o local que geralmente é isolado de todo o congresso) , ENEM e suas falhas, pecuária sustentável e agroecologia, Calendário de ações durante todo ano e escolha do próximo tema para o fórum que vem...

    São muita coisa pra falar fico perdido na minha palavras aqui ....

    OBS.: Colocar de forma explicita no site q estudante q vai representando CA a inscrição é gratuita (mediante apresentação de Ata de indicação ou eleição do CA ou DA como representante do mesmo)
    Inscrição gratuita para Diretoria da FEZB e Passagens para o presidente e palestrantes do Fórum.
    Abrassssssssssss Companheiros

    “O homem deve ser livre...
    O amor é que não se detém ante nenhum obstáculo,
    e pode mesmo existir quando não se é livre.
    E no entanto ele é em si mesmo
    a expressão mais elevada do que houver de mais livre
    ...em todas as gamas do humano sentimento.

    É preciso não ter medo,
    é preciso ter a coragem de dizer.”

    Carlos Marighella

    ResponderExcluir

Seguidores