sexta-feira, 13 de maio de 2011

PROJETO DE LEI Nº 2824

Caros colegas Zootecnistas

Temos que nos manifestar e mostrar o nosso peso para a sociedade. O Deputado Onyx Lorenzoni rejeitou o projeto de Lei que favorece a nossa profissão. VOCÊ ACHA MESMO que o curso de Agronomia  em 5 anos consegue ensinar todo o conteúdo que engloba a parte de solos, doenças, manejo e culturas da parte vegetal e ainda sobra tempo para ministrar disciplinas referentes a área de zootecnia? O mesmo vale para o curso de Medicina Veterinária, será que em 5 anos de curso o profissional tem condições de ter todas as disciplinas essenciais a sua formação como anatomia, fisiologia, cirurgia, farmacologia, patologia e ainda sair um bom nutricionista?
Não é questão do curso, são profissões distintas, agronomia e veterinária tem enfoques diferentes, se o tempo de formação em uma faculdade já é restrito para passar os conteúdos indispensáveis para que possam exercer suas profissões, pois são matérias longas, bem específicas e de grande importância, imagine então conseguir colocar todas as matérias de zootecnia em conjunto.
Infelizmente a visão que os nossos colegas tem de zootecnia é muito aquém da realidade. Se até para humanos, que é apenas uma espécie, a medicina é separada da nutrição, imagine para animais, que são espécies diferentes, metabolismos diferentes, alimentação e necessidades totalmente diferentes, várias particularidades que necessitam de tempo para serem ensinadas. Infelizmente nossos colegas veterinários e agrônomos acham que alimentar e nutrir são coisas iguais.

Só gostaria de lembrar que o curso de ZOOTECNIA foi criado por Agrônomos e Veterinários pois havia uma lacuna, ausência de um profissional voltado para a nutrição e produção animal.

Se o curso de zootecnia foi criado por Veterinários e Agrônomos por existir uma lacuna, é obvio que o Zootecnista é indispensável e sua área de trabalho deve ser restrita à sua responsabilidade, nao por competitividade no mercado de trabalho, mas por ter a capacidade intelectual para exercer esse papel

O documento abaixo é de encolerizar a qualquer um.
Ao final do segundo parágrafo está a seguinte frase a respeito do PL: Além disso impede que os engenheiros agrônomos e médicos veterinários possam discutir de maneira apropriada o estudo e prática da Agroecologia.
Agora peço que acessem http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=383464 e leiam a proposição da PL 2824 e tentem achar em que lugar está escrito a informação que os colegas citaram.

Jovens com acesso a informação, liderando uma manifestação como essa. Então um zootecnista estaria autorizado a recomendar adubação para milho, soja e receitar remédios para eliminação de doenças visto que é ensinada matéria de culturas agrícolas no nosso curso? Não podemos exercer a profissão de veterinário ou agrônomo só por ter meia dúzia de matérias relacionadas a essas profissões no nosso curso, isso é claro, é lógico, é sensato. Um absurdo pensar o contrário. Cada um no seu espaço.

Infelizmente os nossos companheiros não entendem que para melhorar a produção do país as três profissões devem estar unidas. Não há como um profissional ser tão abrangente a ponto de dominar a área de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Precisamos dos três profissionais falando a mesma língua e empenhados para melhorar a produção nacional, sendo que nenhum é mais importante ou menos necessário, SÃO COMPLEMENTARES.

Vou tentar colocar aqui no blog o documento que mostra o Argumento ínfimo do Deputado Onyx Lorenzoni, para que vocês tenham acesso.

Vamos unir nossas forças, para que possamos ter apenas o justo, o nosso direito como profissionais.

Letícia Guerra Aldrigui
UNESP - Ilha Solteira



5 comentários:

  1. Caros amigos Zootecnista,

    Hoje é de fato um dia especial, não apenas por comemorarmos essa data, mas também para reunirmos força, coragem, garra e energia positiva.
    Somos desde que nascemos "movidos" por batalhas e o nosso combustível é o desafio. Procuramos sempre o melhor para a Zootecnia e é por isso que, entre tantos outros motivos, que a Zootecnia é admirada, desejada e até mesmo invejada por quem a conhece.
    E a nossa profissão não se constrói em 5 ou 6 anos, apenas dentro de uma universidade... ela se constrói no labor do dia dia, no calor das defesas e no AMOR pelo trabalho e pela natureza.
    Só isso bastaria para justificar quão nobre e brilhante é o papel do ZOOTECNISTA, mas, é na simplicidade e respeito a todos, que conseguimos alcançar nossas glórias.
    TEMOS QUE CONTINUAR NOSSAS LUTAS E BUSCAR SEMPRE O MELHOR.
    " TUDO PELA ZOOTECNIA" Octávio Domingues.
    Sucesso a todos(as) ZOOTECNISTAS e aos (as) Futuros(as) ZOOTECNISTAS !
    E mais uma vezes, PARABÉÉNS!

    Diéri Ramella.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se quem faz faculdade de zootecnista pode ir fazer estágio em fazenda aonde se planta algodão, soja e milho safrinha? pois tem uma mulher que faz esse tipo de faculdade e não sai de uma fazenda fazendo estágio só que lá a área é a safra de soja, algodão e milho.
    aguardo resposta pois meu e-mail é cindy_laufer@hotmail.com
    desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. RESPOSTA: Quem faz faculdade de zootecnia pode fazer estágio em fazendas de soja e milho sim, isso para que CONHEÇA o mecanismo de produção. A Zootecnia tem algumas matérias voltadas para culturas de interesse na alimentação animal, que é o caso do Milho, Cana, Mandioca, sorgo, Soja e o Algodão, nesse caso para a utilização do farelo. Uma noção básica todos nós podemos ter, independente do curso, conhecer é sempre bom, mas isso não significa que fazendo estágio nessa área conseguirá emprego para tomar conta de fazendas de cultivo, pois isso é uma atribuição dos Agrônomos. Estes têm todas as matérias necessárias para a produção vegetal ao contrário dos Zootecnista que priorizam a produção animal. Em pequenas propriedades, ter uma noção básica dessas culturas é muito importante, pois ajuda a " quebrar" um galho. E claro, tem alunos que trabalham especificamente com soja, sorgo, milho, e forragens pois o objetivo é AVALIAR A DIGESTIBILIDADE desses alimentos para os animais, ou seja, o foco não é a produção vegetal e sim suas implicações na produção animal.

    Obrigada por participar do nosso blog.
    Att.
    Letícia Guerra - UNESP/ Ilha Solteira

    ResponderExcluir
  4. meu nome e hagar cordeiro adoro a vida rural sou de belo horizonte gostaria de saber se tem como fazer a faculdade de agronomia,medicina veterinaria e zootecnia em uma unica vez, por exemplo vou fazer os tres,no minimo gastarei 14,5 a 15 anos para conclusao eu queria saber se tem como fazer os tres cursos em menos tempo estou finalizando o segundo ano do ensino medio e tem como no terceiro eu ja começar a faculdade ou preciso terminar o ano escolar estudo em setubinha na escola nagib mahmud nedir por favor me de uma ajuda pois serei no futuro a profissional que tsanto procuram bjs caminho para respostas;hehgata@hotmail.com.agradeço a compreensao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que vc pode fazer é aproveitar as matérias em comum dos três cursos, o que diminuirá em uns dois ou 3 anos seu tempo de fazer os 3 curso, mas não tem jeito, mesmo assim vc levará uns 12 anos.Eu, se fosse vc escolheria uma única coisa para me especializar.

      Excluir

Seguidores