segunda-feira, 16 de maio de 2011

sábado, 14 de maio de 2011

Vídeo Zootecnia

Vídeo produzido pela Universidade Federal do Tocantins mostra de forma dinâmica o que o profissional da Zootecnia faz.


Deixamos aqui o nosso singelo agradecimento para a UFT e todos profissionais que trabalharam na elaboração do vídeo.

Letícia Guerra Aldrigui
UNESP - Ilha Solteira

Walter Motta Ferreira, presidente da ABZ, fala sobre a Zootecnia e as ações desenvolvidas pela Associação


Não deixem de ler a excelente matéria. Para acessar clique abaixo.




Gostaria de aproveitar o espaço no blog para homenagear WALTER MOTTA por ser um profissional tão dedicado e competente. O Senhor é EXEMPLO para os nossos estudantes. 

WALTER MOTTA, nós nos orgulhamos em saber que a Zootecnia conta com você.



Letícia Guerra
UNESP -Ilha Solteira


sexta-feira, 13 de maio de 2011

PROJETO DE LEI Nº 2824

Caros colegas Zootecnistas

Temos que nos manifestar e mostrar o nosso peso para a sociedade. O Deputado Onyx Lorenzoni rejeitou o projeto de Lei que favorece a nossa profissão. VOCÊ ACHA MESMO que o curso de Agronomia  em 5 anos consegue ensinar todo o conteúdo que engloba a parte de solos, doenças, manejo e culturas da parte vegetal e ainda sobra tempo para ministrar disciplinas referentes a área de zootecnia? O mesmo vale para o curso de Medicina Veterinária, será que em 5 anos de curso o profissional tem condições de ter todas as disciplinas essenciais a sua formação como anatomia, fisiologia, cirurgia, farmacologia, patologia e ainda sair um bom nutricionista?
Não é questão do curso, são profissões distintas, agronomia e veterinária tem enfoques diferentes, se o tempo de formação em uma faculdade já é restrito para passar os conteúdos indispensáveis para que possam exercer suas profissões, pois são matérias longas, bem específicas e de grande importância, imagine então conseguir colocar todas as matérias de zootecnia em conjunto.
Infelizmente a visão que os nossos colegas tem de zootecnia é muito aquém da realidade. Se até para humanos, que é apenas uma espécie, a medicina é separada da nutrição, imagine para animais, que são espécies diferentes, metabolismos diferentes, alimentação e necessidades totalmente diferentes, várias particularidades que necessitam de tempo para serem ensinadas. Infelizmente nossos colegas veterinários e agrônomos acham que alimentar e nutrir são coisas iguais.

Só gostaria de lembrar que o curso de ZOOTECNIA foi criado por Agrônomos e Veterinários pois havia uma lacuna, ausência de um profissional voltado para a nutrição e produção animal.

Se o curso de zootecnia foi criado por Veterinários e Agrônomos por existir uma lacuna, é obvio que o Zootecnista é indispensável e sua área de trabalho deve ser restrita à sua responsabilidade, nao por competitividade no mercado de trabalho, mas por ter a capacidade intelectual para exercer esse papel

O documento abaixo é de encolerizar a qualquer um.
Ao final do segundo parágrafo está a seguinte frase a respeito do PL: Além disso impede que os engenheiros agrônomos e médicos veterinários possam discutir de maneira apropriada o estudo e prática da Agroecologia.
Agora peço que acessem http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=383464 e leiam a proposição da PL 2824 e tentem achar em que lugar está escrito a informação que os colegas citaram.

Jovens com acesso a informação, liderando uma manifestação como essa. Então um zootecnista estaria autorizado a recomendar adubação para milho, soja e receitar remédios para eliminação de doenças visto que é ensinada matéria de culturas agrícolas no nosso curso? Não podemos exercer a profissão de veterinário ou agrônomo só por ter meia dúzia de matérias relacionadas a essas profissões no nosso curso, isso é claro, é lógico, é sensato. Um absurdo pensar o contrário. Cada um no seu espaço.

Infelizmente os nossos companheiros não entendem que para melhorar a produção do país as três profissões devem estar unidas. Não há como um profissional ser tão abrangente a ponto de dominar a área de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Precisamos dos três profissionais falando a mesma língua e empenhados para melhorar a produção nacional, sendo que nenhum é mais importante ou menos necessário, SÃO COMPLEMENTARES.

Vou tentar colocar aqui no blog o documento que mostra o Argumento ínfimo do Deputado Onyx Lorenzoni, para que vocês tenham acesso.

Vamos unir nossas forças, para que possamos ter apenas o justo, o nosso direito como profissionais.

Letícia Guerra Aldrigui
UNESP - Ilha Solteira



Seguidores